h1

Celular com microscopio

novembro 2, 2009

cellscope-g-20091023

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, descobriram mais uma utilidade para os telefones celulares. Eles criaram um microscópio de baixo custo que usa o celular com câmera como microscópio.Dan Fletcher, professor de bioengenharia e chefe da equipe que desenvolveu o suporte e o software do produto, diz que a invenção tem o poder de popularizar a pesquisa clínica.

– Nem todas as regiões do mundo têm acesso a bons equipamentos de análises clínicas, mas têm uma boa rede de telefonia móvel. Podemos levar até esses lugares um aparelho que use a rede local para estudar doenças e fazer diagnósticos.

Para que o celular-microscópio funcione um programa precisa ser instalado em qualquer aparelho comum e o telefone deve ser encaixado no suporte. A tecnologia é baseada na emissão uma luz fluorescente de grande potência que dá uma visualização melhor ao observar estruturas. Nos testes foram analisados a bactéria causadora da tuberculose e o parasita causador da malária em seres vivos. Tudo foi visto na própria tela de 3.2 megapixels ou pode também ser transmitido via conexão sem fio para centros de laboratórios. David Breslauer, um dos criadores do CellScope, contou que “o sistema é muito útil para fornecer alertas de epidemias, encurtando o tempo necessário para examinar, diagnosticar e tratar doenças infecciosas”. Fletcher explicou ainda os benefícios para pacientes com câncer submetidos a quimioterapia.

– O paciente pode obter amostras de sangue e transmite de casa as imagens para que o médico faça a análise, reduzindo a quantidade de visitas à clínica.

A invenção pesa cerca de 370g e em breve terá um conjunto de lentes para que possam ser feitos vários níveis de ampliação.

Fonte: http://www.criativopunk.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: